SOBRE O BLOG E OS ARTIGOS AQUI PUBLICADOS

Ao longo do meu ministério escrevi múltiplos artigos publicados em sites, revistas, jornais, agências de informação e revistas académicas. Aqui reúno vários, indicando quando necessário a fonte. Encontrarão matérias em português de Portugal, do Brasil ou até noutras línguas estrangeiras, escritos durante os meus estudos na Pontifícia Bolivariana ou em missão pelo Brasil. As fotografias que aparecerão serão também quase todas da minha autoria, resultado das missões e viagens. De regresso a Portugal, espero continuar a aportar o mundo hodierno com novas publicações, analisando os sinais dos tempos, munido das Escrituras, fiel ao Magistério, em comunhão com o Sumo Pontífice, hoje, o Papa Francisco.

P. Dr. José Manuel Victorino de Andrade, EP

Pe. AndradeSacerdote português da Virgo Flos Carmeli, 37 anos, Doutor em Teologia com ênfase em Moral Social, Filosofia Política e Relações Estado-Igreja, pela Pontifícia Universidade Bolivariana de Medellín, Colômbia. Missionário no Brasil, deu aulas de Ética no Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista em São Paulo, onde também foi secretário de publicações da Revista Académica Lumen Veritatis. Em S. Salvador da Bahia foi o superior da comunidade, vigário da Catedral Basílica e Diretor Espiritual no Seminário Arquidiocesano de S. João Maria Vianney. Atualmente é Capelão no Santuário de Fátima desde Setembro de 2017, colabora nas confissões em 5 línguas (Por; Ing; Fra; Esp; Ita) e nas celebrações.

Ver mais no:

Formação acadêmica

2011 – 2013 Doutorado em Teologia.
Universidad Pontificia Bolivariana – Medellín, Colômbia.
Título: Aportes da Igreja à construção de uma sã laicidade
Orientador: Dr. Carlos Arboleda Mora.

2009 – 2011 Mestrado em Teologia Moral.
Universidad Pontificia Bolivariana – Medellín, Colômbia.
Título: Aportes da Igreja para um autêntico progresso: da Populorum Progressio à Caritas in Veritate
Orientador: Dr. Carlos Arboleda Mora.

2007 – 2008 Graduação civil em Teologia

Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO, Brasil.
Título: A vocação religiosa católica: características e novidades na actualidade.
Orientador: Ms. Thiago Geraldo.

2004 – 2007 Graduação em Teologia.
Instituto Teológico São Tomás de Aquino, ITTA, Brasil.

2001 – 2004 Graduação em Filosofia.
Instituto Filosófico Aristotélico Tomista, IFAT, Brasil.

1998-2001 Graduação interrompida em Linguística.
Faculdade de Ciências sociais e humanas, FCSH, Portugal.
Ano de interrupção: 2001

Ver o Curriculum Vitae completo:

CURRICULUM VITAE Jan2018

Site no WordPress.com.