Obra O Caso do Colar

Para uma melhor compreensão dos acontecimentos que precipitaram a queda da Bastilha, a Revolução Francesa, e a decapitação de Luís XVI e Maria Antonieta, é necessário conhecer O Caso do Colar. De acordo com Funck-Brentano, autor desta obra, entre os múltiplos processos da História, talvez nenhum outro tivesse influenciado tanto uma mudança nos destinos da França (e do mundo). Este foi considerado por Mirabeau como o “prelúdio da Revolução”. Este caso comprometeu a Igreja e a Realeza, a cruz e o cetro, conforme foi declarado no processo e aproveitado, posteriormente, pelos revolucionários.

Este acontecimento foi capaz de fazer com que as aclamações e brados de júbilo que acompanharam a receção e o cortejo dos Delfins se transformasse, alguns anos depois, num chorrilho de brados, slogans e intrigas, que acompanhariam o Rei e a Rainha, e aqueles que subiram ao cadafalso.  Uma história que inspirou obras de cinema e de teatro, entre elas uma de Goethe, que se debruçou sobre o caso. Alexandre Dumas, insere-o nos seus escritos; N’Os Miseráveis, Victor Hugo faz-lhe alusão. Napoleão meditou sobre ele na ilha de Santa Helena. Um dos mais insignes biógrafos da Rainha, Pierre de Nolhac, considerou que a partir deste caso “a França precipita-se na Revolução. A realeza perde o seu prestígio e Maria Antonieta é, antecipadamente, destronada”.

O tradutor desta obra enriquece-a com notas de rodapé e outros textos de Funck-Brentano. Acrescenta no fim um Posfácio com algumas considerações e acréscimos importantes, tal como uma Bibliografia, que não consta no original, com as respetivas fontes, à guisa de sugestão para um estudo mais aprofundado. Dá assim uma ainda maior credibilidade histórico-científica à obra.

FUNCK-BRENTANO, Frantz. O Caso do Colar. Tradução e notas de José Victorino de Andrade. Lisboa: Euedito, 2022. 208p.

Mais informações sobre a obra em: https://filosofiamoralepolitica.com/2022/03/27/o-caso-do-colar/

Preço: 16 Euros

19 euros – Envio com rastreador pelos CTT (Portugal Continental)

22 euros – Envio à cobrança (Portugal Continental)

Encomenda e informações através do email: filosofiamoralepolitica@gmail.com

Ou através do site da editora: https://www.euedito.com/o-caso-do-colar.html

Os comentários estão fechados.

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: